Habilidades BNCC: (EF69LP42), (EF69LP46), (EF69LP49), (EF89LP25), (EF89LP34).
Objetivos:
- Diferenciar os sentidos dos verbetes de filme e cinema;
- Relacionar o sentido conotativo ao coloquial e denotativo de termos e expressões;
Professor: a sequência de atividades, a seguir, foi produzida com o objetivo de diferir o uso social – principalmente coloquial - e gramático dos verbetes filme e cinema. Peça aos discentes que façam a questões 1 e 2, sem consulta a dicionário. Mesmo que não respondam como esperado, estimule-os a responder conforme o conhecimento que têm sobre o que significam os verbetes. Após concluírem a tarefa, autorize que eles pesquisem em dicionários impressos e online sobre o sentido denotativo duas palavras.
ATIVIDADE 1. Escreva a sua definição para:
a) Filme?
b) Cinema?
ATIVIDADE 2. A seguir, há expressões coloquiais usadas no Brasil contendo os verbetes filme. Preencha as lacunas quanto ao sentido de uso do verbete em cada excerto.
- Expressão coloquial que significa mostrar ou deixar à mostra um vício, um erro de uma pessoa; também é usado com sentido de desprestigiar.
- Filme de baixa qualidade artística.
- Expressão com significado conotativo que tem que ver com algo já passado, mas relacionado a uma situação parecida com a que se vive no presente.
[ II ] “Refilmagem é um negócio complicado, Hollywood tem bastante experiência com isso, basta um filme fazer sucesso em festivais mundo afora que logo é anunciado uma refilmagem, e Quarantine se trata de uma refilmagem do bom "Rec" filme espanhol de 2007, mas esse filme certamente está bem atrás do original, além de não trazer nada de novo ainda é um filme enlatado de terror para adolescentes (...)”.
adorocinema.com Acesso em: 22 nov. 2020.
[ I ] “(...). Um rapaz se apresentou a Bolsonaro como pré-candidato no Recife pelo PSL. Logo em seguida o presidente cochichou em seu ouvido: “Esquece o PSL”. Mesmo assim, ele gravou um vídeo com o presidente ao seu lado dizendo “Eu, Bolsonaro e Bivar juntos por um novo Recife”.
O presidente pediu que ele não divulgasse a gravação. “Ó cara, não divulga isso, não. O cara Bivar está queimado para caramba lá. Vai queimar o meu filme também. Esquece esse cara, esquece o partido”. Após ser repreendido, o rapaz fez uma nova gravação: “Viva o Recife, eu e Bolsonaro” (...).
veja.abril.com.br. Acesso em: 22 nov. 2020.
[ III ] “O senador Fernando Collor, eleito presidente da República em 1989, enxerga similaridades entre o seu governo, interrompido por um processo de impeachment em 1992, e a gestão de Jair Bolsonaro. "Eu já vi esse filme e não foi bom", anotou Collor nas redes sociais” (...).
noticias.uol.com.br. Acesso em: 22 nov. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário