9 ANO - PROPOSTA DE REDAÇÃO - DISCURSO DE FORMATURA

 Gênero discurso: Discurso de formatura

 Texto 1. Discurso de formatura

O discurso de formatura é o momento em que o orador de uma turma de formandos do Ensino Superior – ou Médio – discursa na cerimônia de Colação de Grau. O discurso de formatura é um dos principais momentos da colação de grau. Neste momento, a trajetória da turma é relembrada, pontuando os seus melhores momentos, sempre ressaltando a gratidão àqueles que foram essenciais para que os formandos atingissem esse objetivo. O orador, escolhido pela turma, deve possuir uma boa oratória, para envolver, através de seu discurso, todos os presentes. Este discurso deve ser sucinto, feito com criatividade e deve possuir sua carga emocional. Para que se desenvolva um bom discurso de formatura, é extremamente importante que este possua um tema central e significativo para a turma de formandos. Os principais temas de discursos são: maturidade, transformação, superação e conquista. É preciso bastante cautela para escolher a temática, pois será o fundamento de todo o discurso de formatura. Por isso, relembrar os melhores momentos, bem como os desafios superados são ótimas dicas. Além disso, também é preciso ter cuidado com a estrutura do discurso de formatura, que conta com: Abertura: contém os agradecimentos aos presentes, a apresentação do tema e a preparação para os conceitos do discurso; Desenvolvimento: momento em que a história da turma é contada com exemplos de situações vividas pela turma; Conclusão: é feita a reflexão sobre o futuro profissional da turma e os agradecimentos finais.

Fonte: Futura Convites. Acesso em 17 set. 2022.

Texto 2

Discurso de Steve Jobs para os formandos de Stanford “Estou honrado de estar aqui, na formatura de uma das melhores universidades do mundo. Que a verdade seja dita, eu nunca me formei na universidade. Isso é o mais perto que eu já cheguei de uma cerimônia de formatura. Hoje, eu gostaria de contar a vocês três histórias da minha vida. E é isso. [...] Às vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me permitiu seguir adiante foi o meu amor pelo que fazia. Você tem que descobrir o que você ama. Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho quanto para com as pessoas que você ama. Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o que é, continue procurando. Não sossegue. Assim como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer grande relacionamento, só fica melhor e melhor à medida que os anos passam. Então continue procurando até você achar. Não sossegue.”

 (Discurso de Steve Jobs)

TEXTO 3

Fonte: Policia Militar de Minas Gerais. Acesso em 30 out. 2022.

Atenção! Após a leitura cuidadosamente dos textos acima, imagina que você foi escolhido para fazer um DISCURSO DE FORMATURA DA SUA TURMA DE NONO, o qual será proferido em sua escola. Use seus conhecimentos construídos sobre o gênero para redigir o texto.

MÍNIMO: 20 LINHAS

Proposta de redação - artigo de opinião

Tipologia artigo de opinião

 TEXTO I. 8 comidas brasileiras que podem ser consideradas nojentas em outros países

(Lembrando que não estamos ofendendo nenhum costume ou povo, estamos apenas mostrando coisas que seriam estranhas para pessoas que não cresceram consumindo esses pratos)

 1- Mocotó

Como nosso primeiro item, está o mocotó e seus derivados. Para quem não sabe, o cozido de mocotó, ou cozido de mão-de-vaca, é um prato onde se utiliza as patas de bovinos sem o casco. O prato é extremamente nutritivo, tem um baixo custo e por isso ele é tão consumido no Brasil. Além no clássico onde ele é servido como uma carne ao molho, temos a geleia de mocotó, que é uma versão doce da pata de vaca. Já experimentou?

 2- Feijoada sem frescura

Muito se pergunta sobre a real origem da feijoada. Alguns dizem que ela é de origem africana, outros dizem que esse prato já é servido há milênios, mas não precisamos saber sua origem para ver que esse prato não é nada “normal”. As feijoadas sem frescura, que tem muito mais do que linguiça, tem além da linguiça, orelha de porco, pé de porco e por aí vai com as partes mais “nojentas” que podemos imaginar.

 3- Moela

A moela faz parte do sistema digestório da galinha e é muito apreciado aqui no Brasil. Ela fica quase na última parte do sistema digestório e é onde alimento é processado. Dentro dela, existem várias pedrinhas, que a galinha come, para facilitar na digestão. É um prato muito saboroso, mas não deixa de ser bem bizarro.

 4- Buchada de bode

Para algumas pessoas, esse é um dos piores pratos do mundo. Para quem não sabe, a buchada de bode é uma iguaria do Nordeste, onde são usadas como principais ingredientes as vísceras de cabrito. O bucho é bem temperado e limpo, e as outras vísceras e temperos são colocados dentro dele. Depois ele é costurado e cozinhado. Você encararia?

 5- Rabada de boi

Outro prato que usa uma parte bem estranha de alguns animais. O prato é basicamente uma cozido com ervas e verduras acompanhada de rabo de boi.

 6- Bife de fígado

O bife de fígado gera muita discussão em todo lugar. Muitos simplesmente amam e outros não querem nem passar perto. O pior é que ele se parece muito com um bife comum de carne de vaca, e muitos acabam confundindo na hora do self-service, principalmente quando a pessoa odeia bife de fígado.

 7- Chouriço

Chouriço é basicamente uma linguiça onde são usadas tripas de porco para ser feito. O pior de tudo é que existem algumas versões onde são utilizadas sangue no preparo e depois cozidas.

 8- Sarapatel

Novamente um cozido que não agrada muitas pessoas. Nele são utilizadas vísceras de vários animais diferentes, como porco ou cabrito e durante seu preparo, são utilizados sangue coagulado do animal cortado em pedaços. Em alguns lugares, o pulmão, rins e até a língua são utilizadas no prato.

 E aí, o que achou desses pratos estranhos? Já experimentou algum deles? Comenta aí.

Fonte: Fatos desconhecidos. Acesso em 1 de ago. 2022

Atenção! Leia, cuidadosamente, a proposta de redação abaixo.

 

 

 

Proposta de redação redação Ensino Médio- resumo

 Tipologia expositiva: resumo

 Texto 1


TEXTO 2

Nesta etapa, você estudou sobre a literatura barroca e a árcade. Sua missão é fazer um resumo desses estilos literários, ATENDENDO AS SEGUINTES PROPOSTAS ABAIXO.

Atenção: Seu texto não pode ser um questionário. As perguntas devem estar contidas em seu resumo em forma de texto expositivo.

1.    Barroco: relembre a origem do movimento ainda em articulação com Portugal; trate dos clássicos Gregório de Matos Guerra e Padre Antônio Vieira; 

  1. Características principais do estilo barroco;
  2. Figuras de Linguagem no Barroco;
  3. O Cultismo e o Conceptismo barroco;
  4. Arcadismo: relembre o contexto histórico, a origem do movimento ainda em articulação com a Europa; trate dos escritores clássicos brasileiros e portugueses; 
  5. Principais características do Arcadismo;
  6. Tipos de produção poética árcade;
  7. Tipos de poemas e características;
  8. Sintaxe frase na poesia árcade;
  9. Figuras de linguagem na poesia árcade;

 Mínimo de 20 linhas

Crônica literária ep.1: Semana Nacional do Livro

Quanto a importância do livro para a humanidade, posso dizer que ele é tão importante que historicamente, há até o Dia do Livro, o qual surgiu na Espanha e era comemorado no dia 5 de abril desde 1926; no entanto, em razão da data de morte do escritor Miguel de Cervantes, a data comemorativa foi alterada para o dia 23. Após algum tempo a ONU reconheceu a data.

Outra coisa: você sabia que o primeiro ato dos nazistas, quando assumiram o poder na Alemanha, foi queimar todos os livros e reescrever todos os que queriam que o povo tivesse acesso, ou seja, disponibilizariam somente alguns tipos de conhecimentos e da forma como desejavam.

Mais um questionamento: você sabia que na China o acesso aos livros é muito restrito, pois o governo comunista controla o conhecimento para que não chegue até as pessoas, já que o livro é uma ferramenta fundamental para mudar um paradigma, salvar um povo e o próprio indivíduo da ignorância, uma vez que quem ler, dar um salto de consciência, ou seja, expandir a própria consciência para entender o universo e evoluir?

VEJA SÓ: VOCÊ MORA EM UM PAÍS EM QUE HÁ LIVRE ACESSO A LIVROS E NÃO GOSTA DE LER? Imagino quão desejaria um chinês estar em seu lugar e pudesse escolher qualquer livro para leitura.

Por que o mundo valoriza tanto o livro?
Embora tenhamos outras formas de conseguir informações, como vídeos, podcasts, palestras, entre outros, o livro ainda é de suma importância, pois lhe auxilia no desenvolvimento e aprimoramento intelectual, estimulando a nossa criatividade, a melhorando o nosso vocabulário e o enriquecendo a nossa cultura. Eles também têm papel fundamental no estímulo da imaginação, do raciocínio, assim como é uma ótima forma de aumentar o nosso vocabulário, promovendo um glossário de palavras dentro da nossa cabeça, o que nos possibilita saber empregar sinônimos da melhor forma possível e descobrir qual se encaixa melhor na ideia que queremos passar; aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos, desenvolvendo a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Por meio de livro, ampliamos a nossa cultura por meio da leitura e rompemos as fronteiras geográficas e imaginárias, adentramos em novos mundos, novas culturas e novos continentes. Através de livros, podemos voltar ao passado e perceber onde evoluímos ou regredimos. Atuando como vetor do conhecimento, o livro nos permite registrar fatos importantes da nossa história e repassá-los às sociedades posteriores, disseminação o conhecimento a uma nova geração. Ou seja, quem lê tem a possibilidade de viajar para inúmeros lugares e viver em mundos diferentes e participa de experiências que vão além do mundo real, mas que dialogam com a realidade, o que permite aprendizados e reflexões profundas.

Tem mais, a leitura de um bom livro diminui o estresse diário e nos proporciona diversão e entretenimento, imaginar os lugares ou personagens nos faz focar na história e esquecer das tarefas, além de ser uma exercício de imaginação divertido.

Portanto, leia bons livros, pois, já dizia Monteiro Lobato que “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. “

Por Geraldo Genetto Pereira
Professor, escritor, blogueiro, youtuber.
Formação: Licenciatura e Mestre em Letras pela UFMG.

PROPOSTA DE REDAÇÃO DISSERTATIVA - IMPORTÂNCIA DA POLÍCIA

Texto I. Polícia Militar: compromisso em salvar vidas.

A transparência, divulgação e conhecimentos de todos os atores envolvidos no processo, gerará motivação não apenas pela possibilidade de ganho remuneratório, mas por fazer claramente parte de um processo de metas como o de ‘salvar vidas’. A visão do todo está inserido no processo, inclusive, os agentes de segurança terão incentivo constante para buscar resultados cada vez maiores.

 jus.com.br. Acesso em 08 abr. 2023.

TEXTO III. Direitos Humanos: coisa de Polícia

Durante muitos anos o tema “Direitos Humanos” foi considerado antagônico ao de Segurança Pública. Produto do autoritarismo vigente no país entre 1964 e 1984 e da manipulação, por ele, dos aparelhos policiais, esse velho paradigma maniqueísta cindiu sociedade e polícia, como se a última não fizesse parte da primeira.

Polícia, então, foi uma atividade caracterizada pelos segmentos progressistas da sociedade, de forma equivocadamente conceitual, como necessariamente afeta à repressão antidemocrática, à truculência, ao conservadorismo. “Direitos Humanos” como militância, na outra ponta, passaram a ser vistos como ideologicamente filiados à esquerda, durante toda a vigência da Guerra Fria (estranhamente, nos países do “socialismo real”, eram vistos como uma arma retórica e organizacional do capitalismo). No Brasil, em momento posterior da história, à partir da rearticulação democrática, agregou-se a seus ativistas a pecha de “defensores de bandidos” e da impunidade. Evidentemente, ambas visões estão fortemente equivocadas e prejudicadas pelo preconceito.

Estamos há mais de uma década construindo uma nova democracia e essa paralisia de paradigmas das “partes” (uma vez que assim ainda são vistas e assim se consideram), representa um forte impedimento à parceria para a edificação de uma sociedade mais civilizada.

[...]

CIDADANIA, DIMENSÃO PRIMEIRA

 1ª - O policial é, antes de tudo um cidadão, e na cidadania deve nutrir sua razão de ser. Irmana-se, assim, a todos os membros da comunidade em direitos e deveres. Sua condição de cidadania é, portanto, condição primeira, tornando-se bizarra qualquer reflexão fundada sobre suposta dualidade ou antagonismo entre uma “sociedade civil” e outra “sociedade policial”. Essa afirmação é plenamente válida mesmo quando se trata da Polícia Militar, que é um serviço público realizado na perspectiva de uma sociedade única, da qual todos os segmentos estatais são derivados. Portanto não há, igualmente, uma “sociedade civil” e outra “sociedade militar”. A “lógica” da Guerra Fria, aliada aos “anos de chumbo”, no Brasil, é que se encarregou de solidificar esses equívocos, tentando transformar a polícia, de um serviço à cidadania, em ferramenta para enfrentamento do “inimigo interno”. Mesmo após o encerramento desses anos de paranoia, sequelas ideológicas persistem indevidamente, obstaculizando, em algumas áreas, a elucidação da real função policial.

POLICIAL: CIDADÃO QUALIFICADO

 2ª - O agente de Segurança Pública é, contudo, um cidadão qualificado: emblematiza o Estado, em seu contato mais imediato com a população. Sendo a autoridade mais comumente encontrada tem, portanto, a missão de ser uma espécie de “porta voz” popular do conjunto de autoridades das diversas áreas do poder. Além disso, porta a singular permissão para o uso da força e das armas, no âmbito da lei, o que lhe confere natural e destacada autoridade para a construção social ou para sua devastação. O impacto sobre a vida de indivíduos e comunidades, exercido por esse cidadão qualificado é, pois, sempre um impacto extremado e simbolicamente referencial para o bem ou para o mal-estar da sociedade.

O policial, assim, à luz desses paradigmas educacionais mais abrangentes, é um pleno e legitimo educador. Essa dimensão é inabdicável e reveste de profunda nobreza a função policial, quando conscientemente explicitada através de comportamentos e atitudes.

Acadepol - MS. Acesso em 11 abr. 2023. Adaptado.

  PROPOSTA DE REDAÇÃO

Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: "POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS: O compromisso com a segurança pública em constante evolução". Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Mínimo de 25 linhas.

Novidade!

6º ano - gênero carta

Carta Pessoal x Carta Aberta Enquanto a carta pessoal trata de assuntos particulares, pessoais, a carta  aberta faz referência a assuntos de...