Orfeu e Eurídice - resumo

Eu adorava a esposa Eurídice, uma ninfa da Floresta. Eles estavam recém-casado e viviam a maior felicidade. Orfeu era filho de Apolo e como o pai gostava muito de tocar sua linda para a mulher. Por onde quer que ia levava a sua Lira e todos queriam ouvir um som que sair de seus talentosos dedos. Eurídice sempre pedia ao marido para tocar uma canção para ela, antes dela dormir. Era tanto a paixão que a jovem nutria pela música do marido que às vezes o qual porque eu deixava de lado a lira e tinha ciúmes da própria música.

 Um dia, Eurídice estava passeando com suas amigas Ninfas quando se separou delas e entrou por uma Vereda do Bosque, por onde gostava de caminhar. Sentado em um tronco de uma árvore estava o pastor Aristeu, entregue aos seus pensamentos. Percebendo que alguém aproximava, levantou a cabeça. Viu que era Eurídice,  a mulher por quem ele era apaixonado. Levantou-se e foi em direção a moça. A ninfa recuou se alguns passos ao vê-lo, pois sabia dos Sentimentos do pastor. Aristeu pediu que a moça Esperasse um pouco; disse que ela não se precisava assustar. A mulher de Orfeu não queria conversa e apertou mais o passo. Aristeu ficou revoltado e correu atrás da Moça, dizendo que ela não podia fugir dele, uma vez que a amava e ninguém iria impedir de te lá. Eurídice disse que ninguém pode impedir, exceto a sua vontade. Ateu não escutou as palavras da Moça, pois o amor só escuta o que lhe convém. Aproveitando que a mulher parou para de dizer essas palavras, a agarrou pelos ombros e tentou beija-la a força.

A Ninfa percebeu que correr perigo e arremessou se numa corrida para dentro da Mata. Enquanto fugia, sentia os passos ligeiros de seu perseguidor. De repente, ela aproximou perigosamente de uma serpente. Esta acabou ficando o seu tornozelo. A Ninfa caiu ao solo com um grito de dor. Aristeu alcançou a moça e descobriu que nada mais podia fazer para salvar a sua amada. A jovem perdi a consciência aos poucos é engraçado no Mundo das Sombras.

Quando Orfeu recebeu a terrível notícia, sua alma cobriu-se de luto. Sua Lira que tocava somente acordes alegres, silenciou. Não conseguindo mais viver sem amada, Orfeu tomou uma decisão extrema: foi até Júpiter e pediu que eu lhe disse retornasse da mansão dos mortos. Júpiter disse ao rapaz que não podia fazer nada sem a concordância de Plutão. Disse a Orfeu que a única coisa que poderia oferta-lo era ceder Mercúrio para conduzir até o reino de Plutão. Porque eu agradou da proposta e disse que partiria no dia seguinte até o inferno para trazer Eurídice de volta.

Abandonando tudo, Orfeu partiu na outra manhã na companhia de Mercúrio. Pela primeira vez o poeta mostrava-se animado. Ele chegou a tirar Alegre acordes de sua Lira. Quando mercúrio chegou, com Orfeu, na entrada da Gruta que dava acesso a Morada dos mortos, disse que ali estava a entrada para os infernos. Sem medo algum, Orfeu começou a descer as profundezas do terrível abismo. Quanto mais descia, maior era a Escuridão; tanto que foi obrigado a acender um facho. Logo avistou ao longe o brilho de algo tremeluzindo no chão. Era o estige, Rio infernal que leva ao reino de Plutão. Ali estava ancorada uma Barca, tendo ao lado em pé, caronte, com sua longa barba branca e seu olhar de poucos amigos. Logo o Barqueiro quis saber o que Orfeu queria ali. Caronte disse que o homem não tinha aparência de um morto. Orfeu disse ao Barqueiro que queria rever a esposa, que havia descido recentemente ao reino de plutão. Apontou para mercúrio dizendo que o rapaz trazia era autorização do próprio Júpiter. Caronte quis saber como imaginava Orfeu que passaria para outra margem do rio. O Barqueiro disse que o seu era muito pesado e o seu corpo levaria a pique a barca. Orfeu mandou o velho senil pegar os remos, pois manteria a barca flutuando por meio dos acordes da Lira. Caronte desatou as amarras da Barca e ela junto ou com mais leveza do que nunca sobre as águas escuras do temível Rio. Ao desembarcar do outro lado, Orfeu acalmou a Ira de Cérbero com os seus acordes. O cão ver rastejando e lambeu com suas três línguas os pés do inesperado visitar. Orfeu encontrou com vários Condenados que cessaram as suas tormentas ao ouvirem as melodias que saiu das mãos do músico. As danaides deixaram cair ao chão os seus baldes de chumbo. Ixion deixou de girar a sua roda. Sísifo abandonou o seu Rochedo, que rolou Colina abaixo.

Orfeu chegou enfim diante do Trono de plutão e de sua esposa prosérpina. Ambos pareciam interessados naquele vivo. Plutão quis saber o que Orfeu desejava. Ele brandia o seu Tridente, como demonstração que ainda apreciava a música, mas não aprovava a invasão dos seus domínios. Eu disse que  estava ali para implorar ao soberano do submundo que as parcas reatassem o fio da vida da esposa Eurídice. Sim elas não fizessem isso,  que cortassem a sua própria vida, permitindo que eles ficassem juntos. Plutão ficou impressionado com a retórica e com a melodia de Orfeu. Pediu a mercúrio que trouxesse a esposa do visitante. Foi impossível descrever a reação de Orfeu quando viu novamente a sua amada. Suas pernas tremiam; sua face convulsava; deu um grito que jamais se ouviu igual. Ela se lançou aos braços do Amado e durante alguns minutos o inferno inteiro silenciou, em respeito a dor dos dois amantes. Então disse a Orfeu que ia permitir que levasse de volta para a Terra sua amada. No entanto, havia uma condição. Orfeu Ficou impaciente e que saber o que se tratava. Plutão disse ao rapaz que ele devia fazer o restante do trajeto sempre à frente de sua esposa e que jamais deveria olhar para trás para observá-la. Caso assim fizesse, ele perderia a mulher para sempre. Orfeu concordou com a condição. Ele seguiu adiante levando atrás Eurídice e Mercúrio. Refizeram todo o trajeto da descida no sentido contrário. Por várias vezes eu tenho vontade de olhar para trás para ver se a sua esposa o acompanhava. O poeta já avisava nas alturas a cratera por onde ele e Mercúrio havia entrado. Ele disse a esposa que estavam quase chegando, voltando-se para ela há quase um passo da Liberdade. Nem bem os olhos fixaram na face de sua amada, Orfeu viu a sua esposa ser puxada de volta à escuridão pelos braços de mercúrio. O homem entrou em desespero e pediu a mergulho que não retornasse. A mulher estendia as mãos inutilmente. Um grande terremoto sacudiu a caverna, fazendo o quê o imenso Rochedo bloquear as Para Sempre o Seu regresso ao reino das Sombras. Orfeu estava desesperado; ele arrancava os cabelos e dilacerada o rosto. Ele se sentir culpado pelo acontecido. Mas nada mais havia a fazer. Por seu parecer destinado a ser perseguido incessantemente pelos deuses até a sua morte.

Deixando o lugar, ele percorreu várias terras, arrancando de sua Lira acordes fúnebres. Ele se instalou na floresta da trácia, onde dedicou-se a tocar sua música alheio a tudo o mais. As mulheres não cessavam de persegui-lo,  em especial um grupo de bacantes -  sacerdotisas de Baco,  que tudo faziam para conquistar seu amor. Era em vão cometer ao poeta raros Prazeres dizer palavras das mais doces. Ele estava irredutível.

Um dia,  por furor maligno,  elas avançaram sobre ele lançando lhe pedras e dados, sem atingi-lo,  pois sua música o protegia. As bacantes ordenaram que abafassem o som da música. Elas batiam tambores instalavam seus címbalos. Finalmente conseguiram abafar a música de Orfeu,  ou que ou deixou vulnerável aos ataques. Uma chuva de pedras e dardos desceu sobre o poeta que tombou morto subiu este implacável ataque. Não satisfeitas, as bacantes pegaram o corpo do músculo e o fizeram em pedaços, lançando sua cabeça e sua vida no Rio que leva o mesmo nome do poeta.  A alma de Orfeu estava liberta então Logos se viu livre de suas perversas algozes, o poeta Correu para os braços de sua Eurídice.

Por Geraldo Genetto Pereira
Professor, escritor, blogueiro, youtuber.
Formação: Licenciatura e Mestre em Letras pela UFMG.

2ª série - ensino médio - gênero perfil - exercícios com gabarito

Um perfil tem como finalidade revelar certos aspectos sobre a vida e o mundo de uma determinada pessoa. Além disso, em uma comunidade digital, permite que os participantes compartilhem interesses comuns, interajam e divulguem informações importantes.

Questão 1. Ao criar um perfil profissional para uma rede social, normalmente, a pessoa faz uma seleção da atividade profissional que exerce ou exerceu, do grau de escolaridade que possui e da carreira que segue ou pretende seguir, adicionando uma foto. Nesse sentido, qual é a foto adequada para esse fim?

a) Foto de paisagem ou personagem.

b) Foto de bebida alcoólica ou selfie no espelho.

c) Foto de escudos de time, motos ou carros.

d) Foto do rosto sem a cabeça ficar erguida, com a coluna bem alinhada.

e) Foto de animais de estimação.

Questão 2. Um perfil, normalmente, identifica um usuário em redes sociais, sites e blogues. Sobre esse gênero é incorreto afirmar que:

a) Existem diversos tipos de perfis nas diversas redes sociais e sites de relacionamento, a maior parte deles contém dados comuns como: nome, sobrenome, e-mail, nickname, data de aniversário etc.

b) As pessoas podem encontrar com mais facilidade um perfil quando o usuário permite que seu perfil seja localizado pelo seu nome.

c) O perfil pode conter breves relatos de experiências marcantes vividas, valorizando certos aspectos da pessoa e de sua história de vida.

d) Um perfil pode descrever o que a pessoa faz, quais os fatos mais importantes de seu passado e de seu presente, além de descrições sobre seu comportamento, costume e temperamento.

e) O perfil narra sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa, valorizando as emoções e os sentimentos expressos pelo autor.


Questão 3. Os elementos que compõem uma fotografia mostram muito sobre o tipo de personalidade de uma pessoa ou a intenção de seu (sua) autor (a).

(Foto 1: Mais Você/ TV Globo). Disponível em: globo.com

Que ela é uma pessoa jovem, extrovertida, o local onde mora, suas fotos,seu grupo de amigos e etc.

b) O perfil do CEO do LinkedIn, a seguir, foi criado para uma finalidade específica. Que finalidade é essa?
(Foto 2: Reprodução) Disponível em: techtudo.com.br

Que está empregado e é CEO do Linkedln, mostrar sua origem, que já trabalhou no Yahoo, que é formado pela universidade da Pensilvânia e que está disponível para ser seguido.

Questão 4. Ao comparar as fotos 1 e 2 da atividade anterior, comente sobre o papel delas nos perfis das redes sociais a que foram anexadas.

Questão 5. Agora é sua vez. Utilize o espaço abaixo para criar seu perfil para uma rede social. Não se esqueça de escrever um pouco de si mesmo (a), mencionando seus gostos, livros preferidos, músicas, programas de TV, filmes, comida, opção política etc.

7º ano - português - transitividade, predicado - exercícios com gabarito

Questão 01.
Leia o trecho do texto de divulgação científica, observando as características desse gênero textual e a estruturação das orações.

USP cria exoesqueleto robótico para reabilitar pessoas que sofreram AVC
Outro destaque do equipamento é que ele pode ser controlado por algoritmos (códigos de computador), desenvolvidos para mensurar a força realizada pelas pernas do usuário e definir como o exoesqueleto deve agir nas regiões enfraquecidas, auxiliando o paciente a completar uma tarefa específica, como caminhar, subir e descer escadas, sentar e levantar. “Uma das possíveis sequelas de quem sofre AVC é ficar com o pé caído, situação em que a pessoa o arrasta no chão quando tenta andar. Com os nossos algoritmos atuando em conjunto com o exoesqueleto, nós conseguimos identificar a gravidade dessa deficiência e ajudar o indivíduo a melhorar sua passada por meio de estímulos que são gerados nas juntas do equipamento”, afirma Felix Maurício Escalante Ortega […].
USP cria exoesqueleto robótico para reabilitar pessoas que sofreram AVC. Disponível em: jornal.usp.br/ciencias. Acesso em: 4 jan. 2021.
Glossário
exoesqueleto: esqueleto que fica fora do corpo com a finalidade de sustentar o indivíduo.
AVC: Acidente Vascular Cerebral; derrame.

Uma oração que apresenta sua estrutura básica é
A) “ele pode ser”.
B) “deve agir nas regiões enfraquecidas”.
C) “nós conseguimos identificar a gravidade”.
D) “o indivíduo a melhorar”.

Questão 02.
Leia o anúncio e observe as linguagens verbal e não verbal.
©Reprodução/Prefeitura Itapevi.

Com base na leitura do anúncio, identifica-se que o slogan

A) usa o termo “amigo” para se referir aos cachorros, não sendo necessária outra informação no anúncio para identificar essa relação.
B) apresenta apenas como o leitor pode fazer a adoção, isto é, pelas redes sociais, como mostram os símbolos dos aplicativos.
C) deixa ambíguo para o leitor sobre qual tipo de adoção o anúncio se refere, uma vez que pode ser adoção de pessoas ou animais.
D) mostra a qual tipo de adoção o cartaz se refere, uma vez que a imagem da pata de um cachorro se relaciona aos pets.

Questão 03.
Analise o sentido do verbo para responder à questão. A frase que apresenta um verbo com a mesma transitividade do verbo do anúncio é

A) “Comprei roupas para meu cachorro”.
B) “Meu cachorro morreu”.
C) “Seu novo cãozinho chegou?”.
D) “Aquele cachorro vive em paz”.

Questão 04.
Examine o texto de divulgação científica Árvores tropicais vivem menos, atentando à ideia central do texto.

Árvores tropicais vivem menos
Estudo com 438 espécies indica que a longevidade média de exemplares de clima quente e de áreas frias é, respectivamente, de 186 e 322 anos

Um grupo de biólogos brasileiros, em parceria com colegas europeus e do Chile, estudou a relação ainda pouco conhecida entre a longevidade e a taxa de crescimento das árvores e o comportamento do clima em florestas espalhadas pelo planeta.

“O trabalho desmitifica um pouco a história de que haveria muitas árvores milenares nos trópicos”, comenta o botânico Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), coordenador do estudo, publicado em 14 de dezembro na revista científica PNAS.
GERAQUE, Eduardo. Árvores tropicais vivem menos. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 18 jan. 2021.

Com base na leitura do texto, pode-se compreender que a ideia central dele é

A) o fato de que os biólogos europeus auxiliaram os biólogos chilenos a realizarem o estudo.
B) a falta de estudo sobre a taxa de crescimento das árvores tropicais brasileiras.
C) a exposição do estudo sobre a duração da vida de espécies de árvores tropicais.
D) a conclusão de que as árvores de clima quente não estão entre as 438 espécies mais longevas.

Questão 05.
Examine o texto de divulgação científica Árvores tropicais vivem menos, atentando ao modo como as informações científicas são divulgadas.

Com base na análise do trecho “‘O trabalho desmitifica um pouco a história de que haveria muitas árvores milenares nos trópicos’, comenta o botânico Marcos Buckeridge”, pode-se concluir que o autor do texto de divulgação científica se vale desse recuso com a finalidade de

A) trazer um diálogo mais próximo com o leitor do texto de divulgação científica, por meio de um trecho que se dirige a ele.
B) apresentar uma das conclusões relacionadas ao estudo relatado, por meio da fala do professor responsável pela condução da pesquisa.
C) comparar o objeto de estudo com fatos do cotidiano do leitor, por uma analogia sobre a presença de “árvores milenares”.
D) esclarecer a outros cientistas sobre a área de estudo, a fim de que novas pesquisas que levem em consideração a descoberta sejam feitas.

Questão 06.
Leia atentamente o trecho da reportagem a respeito da liga de basquete norte-americana, a NBA, atentando às construções das orações presentes no texto.

Pressionada por Covid-19, NBA tenta salvar temporada, dinheiro e imagem
Depois de se estabelecer como grande exemplo de sucesso no que diz respeito à prática esportiva de alto nível durante a pandemia do novo Coronavírus, a NBA agora sofre com a Covid-19.

O campeonato passado foi finalizado no que se convencionou chamar de “bolha”, um ambiente de proteção contra o Sars-CoV-2 instalado no complexo da Disney, nos arredores de Orlando. Em mais de cem dias de duelos entre 22 times, houve zero resultado positivo nos testes diários de infecção.

GUEDES, Marcos. Pressionada por Covid-19, NBA tenta salvar temporada, dinheiro e imagem. Disponível em: 1.folha.uol.com.br. Acesso em: 18 jan. 2021.
Na oração “houve zero resultado positivo nos testes diários de infecção”, pode-se identificar que o sujeito é
A) inexistente, pois o trecho apresenta o verbo impessoal “houve”.
B) indeterminado, pois não é possível identificar o sujeito da ação.
C) oculto, pois o verbo “houve” está na primeira pessoa do singular.
D) “ele”, porém, oculto; sendo o verbo da oração “ouvir”.

Questão 07.
Observe o spot radiofônico de uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde, atentando à construção das orações.

SPOT 30”
Loc.: Chegou a hora do seu filho ficar ainda mais protegido contra o HPV. Começou a segunda temporada de vacinação. Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14, que já tomaram a primeira dose da vacina HPV seis meses atrás, já podem tomar a segunda dose. E quem ainda não tomou a primeira dose da vacina HPV, passe na Unidade de Saúde e vacine-se. Não se esqueça da caderneta de vacinação. 
Assinatura: Ministério da Saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Spotde rádio. Disponível em: antigo.saude.gov.br. Acesso em: 18 jan. 2021. adaptado.

Na oração “E quem ainda não tomou a primeira dose da vacina HPV”, pode-se identificar que a informação presente no texto que compõe o predicado é

A) “quem ainda não”.
B) “tomou a primeira dose da vacina HPV”.
C) “passe na Unidade de Saúde”.
D) “já podem tomar a segunda dose”.

Questão 08.
Ao analisar a construção do spot radiofônico, pode-se concluir que sua finalidade é

A) anunciar que a primeira dose da vacina contra o HPV está sendo substituída pela segunda temporada.
B) comunicar que a Unidade de Saúde dará prioridade às crianças que já tomaram a primeira dose da vacina.
C) alertar que a primeira dose de vacina não garantiu a segurança das crianças contra o HPV.
D) informar aos responsáveis pelas crianças que a segunda dose da vacina contra o HPV está disponível.

Questão 09.
Observe o cartaz do anúncio de uma campanha de vacinação contra a gripe, atendando às formas verbais presentes no texto.
©Reprodução Prefeitura de Contagem, MG.

No texto presente no anúncio, pode-se identificar que as formas verbais na frase “Procure uma Unidade de Saúde e leve a identidade, CPF, cartão SUS e cartão de vacina” são

A) transitivas, pois as formas verbais “procure” e “leve” apresentam complementos verbais.
B) transitivas e intransitivas, pois “leve” não precisa de complemento, mas “procure” necessita.
C) intransitivas, pois as formas verbais “procure” e “leve” apresentam significação completa.
D) intransitivas, pois o complemento às formas verbais “procure” e “leve” no texto é opcional.

Questão 10.
Observe o cartaz do anúncio da campanha de vacinação contra a gripe, atendando às estratégias de persuasão presentes no texto. Com base na finalidade do anúncio da campanha nacional de vacinação, pode-se compreender que houve emprego da estratégia de
A) intertextualidade, estabelecendo uma relação com textos de outros gêneros que tratam de outra doença, a Covid-19.
B) polissemia, aproveitando-se dos muitos sentidos de “gripe” para promover uma campanha de vacinação ampla.
C) tipologia injuntiva, caracterizada pelo fato de o anúncio apresentar formas verbais que expressam ordens e orientações.
D) quebra da expectativa, dado que o anúncio não traz uma imagem esperada, como um enfermeiro aplicando a vacina.

Gabarito
1 C
2 D
3 A
4 C
5 B
6 A
7 B
8 D
9 A
10 C

O livro a "Moreninha" é um exemplo do machismo estrutural.

Por: Geraldo Genetto Pereira
Professor, escritor, blogueiro, youtuber.
Formação: Licenciatura e Mestre em Letras pela UFMG.

A Literatura Brasileira possui destaque no cenário mundial pela inclusão dos elementos das culturas indígena, africana e europeia. Dentro deste contexto, pode-se destacar uma obra: A Moreninha.

“A Moreninha” marcou o nascimento do gênero “romance” e foi o primeiro desses a atrair a atenção do público. Escrito por Joaquim Manuel de Macedo no século XIX, a história tem como personagens principais Augusto e Carolina. Augusto e seus amigos são estudantes de Medicina, enquanto Carolina é uma menina travessa que tem por atividade preferida pregar peças nos outros. No desenrolar da história, Augusto conta que, quando ainda era menino, conheceu uma garota na praia e os dois juraram amor eterno através de uma esmeralda e um camafeu. No final do romance descobre-se o óbvio: Augusto e Carolina eram essas crianças que estavam verdadeiramente apaixonadas. Finda-se o livro com o casamento dos protagonistas.

O que chama a atenção do leitor nessa obra é a capacidade do autor em unir romantismo e humor. A narrativa é irônica, mas seu foco principal é a história de amor entre os jovens. O leitor não se cansa até vê-los juntos. A crítica também considerou “A Moreninha” uma grande obra, pois naquela época, eram os pais que escolhiam os esposos para as filhas. O livro quebrou as barreiras para a modernidade, porque o leitor incorpora, em sua alma, o amor de Augusto e Carolina.


Análise da obra por especialistas

2ª série - ensino médio - português - modalização - exercícios com gabarito

Questão1.
Analise o texto abaixo e classifique os modalizadores destacados usando o seguinte código sobre o efeito de sentido pretendido pelo autor:

A (Asseverativos); D (Dubitáveis); DEL (Delimitadores); DEO (Deontológicos); AFE (Afetivos)

Coloque a classificação nos parênteses ao lado das palavras destacadas.

O governo do Estado de São Paulo vetou a criação dos chamados “vagões rosa”, destinados exclusivamente às mulheres nos sistemas de metrô e trens metropolitanos. O argumento é o de que, ao invés de alcançar o objetivo almejado, combater o assédio sexual, a medida ampliaria ( ) ainda mais a segregação, punindo a vítima, não o agressor. Segundo esse raciocínio, ações como esta não ajudam em nada a luta contra o machismo, mas apenas perpetuam uma situação de violência.
  1. exclusivamente às: delimitador (DEL)
  2. ampliaria: DUBITÁVEL
  3. não ajudam em nada: ASSEVERATIVO

Questão 2.
Analise o texto abaixo e classifique os modalizadores destacados usando o seguinte código sobre o efeito de sentido pretendido pelo autor:

A (Asseverativos); D (Dubitáveis); DEL (Delimitadores); DEO (Deontológicos); AFE (Afetivos)

Coloque a classificação nos parênteses ao lado das palavras destacadas.

O veto à existência de “vagões rosa” cerceia (               )  o direito das mulheres, as principais interessadas, de poder escolher (                  ) como preferem se mover pela cidade, se em vagões exclusivos ou mistos. Portanto, nada mais ultrajante que, logo após um dia exaustivo e tenso, entrar num trem ou metrô e ficar exposta a homens de comportamento agressivo e predatório, que acreditam (                         ), em sua maioria (59%), que “se as mulheres soubessem ( ) se comportar haveria menos estupros” – estima-se (              ) que o número de casos alcance mais de 500.000 por ano, sendo que nem 10% deste total chegam a ser comunicados oficialmente.
  1. cerceia : ASSEVERATIVO
  2. poder escolher: deontológico
  3. se as mulheres soubessem: DUBITÁVEL
  4. estima-se ( ) que o número: DUB
  5. poder escolher: ASSEVERATIVO
  6. acreditam: Asseverativo
3 - Leia o texto seguinte:
FONTE: facebook.com. Acesso em: 15 de maio de 2021.

4 A) O vocábulo do texto lido que é classificado como modalizador por inserir uma opinião do enunciador sobre o assunto veiculado é:
a) Apenas.
b) Consome.
c) Quente.
d) Elétrico.
e) Ensaboar.

B) Qual o sentido construído pelo autor ao utilizar o modalizador “apenas”? Caso ele não tivesse utilizado essa palavra, o sentido do texto seria o mesmo? O que mudaria?
Apenas: delimitar a ação do chuveiro. Mudaria o sentido da oração, uma vez que não haveria o modalizador que marca a opinião.

Por Geraldo Genetto Pereira
Professor, escritor, blogueiro, youtuber.
Formação: Licenciatura e Mestre em Letras pela UFMG.

Turismo ep. 2: Cordisburgo - a cidade de Guimarães Rosa.

Cordisburgo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. É uma cidade com forte apelo turístico devido à sua rica história e belezas naturais. É conhecida como a terra natal do escritor João Guimarães Rosa e abriga a famosa Gruta de Maquiné, uma das principais atrações turísticas do estado.
A Casa Elefante começou a ser construída em 2009 pelo escultor Stamar, popularmente conhecido como “Tazico”. Depois da construção do “Zoológico de Pedra Peter Lund”, o artista percebeu que com sua técnica, era capaz de produzir estatuárias maiores e daí, utilizando de muita criatividade, decidiu esculpir uma casa em forma de elefante, animalejo este escolhido por ser o maior mamífero da terra.
A Gruta do Maquiné, também conhecida como Lapa Nova do Maquiné, foi utilizada pelo homem pré-histórico como um abrigo. Essas comunidades não tinham hábito de entrar nas zonas escuras e utilizavam as entradas das grutas como áreas protegidas onde realizavam diversas atividades, tais como alimentação, dormitório, etc. A existência de pinturas rupestres e de outros vários vestígios arqueológicos são indicadores desses usos.

A exploração pioneira da gruta provavelmente deu-se pela atuação de fazendeiros e moradores da região, que penetravam nas grutas para extração do salitre, matéria prima necessária para a fabricação de pólvora.
O Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR), unidade vinculada à Superintendência de Museus do Estado de Minas, foi criado através da Lei nº 5775 de 30 de setembro de 1971. Sua criação foi idealizada no contexto de dois fatos distintos: o inesperado falecimento de Guimarães Rosa em novembro de 1967 e a criação do IEPHA, que materializava o sonho preservacionista, vigente à época, no âmbito do Estado. Foi inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde nasceu o escritor e passou sua infância em Cordisburgo, cenário de experiências que irão servir da matéria-prima para a sua obra.
Está localizado na Praça Miguilim e é composto por representações de figuras humanas esculpidas em bronze. São seis vaqueiros, trajados à moda sertaneja e montados a cavalo. Há também o próprio Guimarães Rosa saudando os sertanejos e a figura de um cachorro, personagem sempre presente nas obras do autor. Esta cena é emoldurada por um pórtico de chapa de aço e as estátuas que inicialmente foram esculpidas em barro, receberam uma fundição que utilizou 3.500 quilos de bronze.
O Zoológico de Pedra Peter Lund possui exposição de réplicas de animais do período Pleistoceno (entre 10.000 anos e 2.000.000 de anos atrás). As réplicas são confeccionadas com telas, areia e cimento. O zoológico homenageia o cientista dinamarquês Peter Wilhelm Lund estudioso da Gruta do Maquiné, considerado o pai da Paleontologia brasileira.
Por Geraldo Genetto Pereira
Professor, escritor, blogueiro, youtuber.
Formação: Licenciatura e Mestre em Letras pela UFMG.

8º ano - literatura - livro "uma História de Futebol' – atividades avaliativas

1. Vamos relembrar alguns personagens importantes do time 7 de setembro. Abaixo, temos seus apelidos. Relacione-os com suas características de acordo com o livro.

a) Azeitona 
b) Espaguete 
c) Tom Mix 
d) Veludo 
e) Arigatô 
f) Bala 
g) Pé-de-Cabra 
h) Cosme e Damião

( ) Era filho do delegado da cidade, sempre jogava com cara de mau por isso era considerado o chefe do time.
( ) Era o mais briguento de todos e sempre ameaçava quebrar os dentes dos colegas quando faziam algo que o desagradava.
( ) Era bem gordo e gostava de jogar de goleiro, sempre aparecia comendo alguma coisa.
( ) Tinha esse apelido porque corria muito rápido.
( ) Ficava horas se arrumando e mesmo após o jogo nunca ficava sujo ou desarrumado.
( ) Eram gêmeos idênticos e sempre confundiam os amigos.
( ) Era filho de japoneses e era muitíssimo educado.
( ) É o mais alto do time e ainda gostava de andar de perna de pau.

2. “Uma História de Futebol” passa-se no mesmo ano em que houve uma copa do mundo em nosso país. De acordo com essa informação responda:

a) Em que ano aconteceram os fatos narrados nesse livro? _________________________________________________________________________

b) Contra quem o Brasil jogou na final daquela copa do mundo? _________________________________________________________________________

3. Quem se torna o capitão do time 7 de Setembro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. De acordo com o livro, como foi escolhido o nome do time?
__________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Qual foi a surpresa feita pelo pai de Zuza, para ele e Dico quando dona Das Dores reclamou dos meninos por terem roubado suas goiabas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Em dado momento da narrativa Zito e seu melhor amigo acabam se desentendo por que isso acontece?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Quando o pai de Aziz, começa a sumir todas as noites muitas suspeitas são levantadas. O próprio Aziz começa a ir muito mal na escola quando descobre que o seu pai está indo a casa da professora Rosa quase todas as noites e a mãe de Aziz fica muito triste com o seu esposo Isósceles. No entanto existia uma razão para Isósceles sumir todas as noites e não querer contar a ninguém o que estava acontecendo. Explique com suas palavras porque o pai de Aziz sumia todas as noites e porque não contava a ninguém o que estava fazendo. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por Geraldo Genetto Pereira
Professor, escritor, blogueiro, youtuber.
Formação: Licenciatura e Mestre em Letras pela UFMG.

8º ano -português - conjunção e articulação - exercícios com gabarito

 Conjunção: articulação entre ideias. A finalidade desta atividade é compreender como as conjunções coordenativas e subordinativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.

Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre elas.

  • As conjunções são classificadas em dois grupos: coordenativas e subordinativas. 
  • As conjunções coordenativas são aquelas que ligam duas orações independentes.
  • As conjunções subordinativas servem para ligar orações dependentes uma da outra.

PARA SABER MAIS:

As conjunções, em geral, conectam orações e deixam claro o sentido entre elas. Quando não são usadas, a relação entre as orações do período fica menos evidente. Por isso, em geral, orações com o verbo no gerúndio ou no particípio, que não são introduzidas por conjunção, ampliam as possibilidades de  sentido produzidas pelo leitor.

FONTE: NOGUEIRA, Everaldo.; MARCHETTI, Greta; SCOPACASA, Maria Virgínia. Língua Portuguesa: geração alpha. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2018. Moderna, 2018.


Questão 1. A linguagem verbal e a linguagem não verbal se complementam? Justifique sua resposta.

Sim, pois, somente sabemos que a roda é quadrada pelo texto não verbal, assim como sabemos que o consumidor está muito nervoso, no terceiro quadrinho.

Questão 2. Embora mostre os personagens como na Pré-História, qual relação a tirinha tem com a atualidade?

Na atualidade, há muito abuso de preços, desrespeito ao código do consumidor, quando uma pessoa compra algo que vem com problema e a empresa se recusa a solucionar o problema, contrata um serviço de internet, por exemplo, e essa fica o tempo todo caindo ou oscilando.

Questão 3. Nas falas da tirinha existem conjunções que introduzem ou ligam as orações. Quais são elas?

O primeiro quadrinho, há a conjunção adversativa MAS.  No segundo, a integrante QUE; 

Questão 4. Que sentidos cada uma das conjunções atribui às orações?

MAS: inseri uma oração com sentido oposto à primeira

QUE: uni as duas orações completando o sentido da primeira

Questão 5. Releia os trechos abaixo do texto “Violência e futebol” e responda:

a) No trecho “É cada vez mais notório e triste o esvaziamento dos campos de futebol e os porquês são claros no momento em que vemos a violência a campear nos estádios, fora deles e, nas redes sociais".  A conjunção E estabelece entre os termos uma relação de adição ou de oposição? Justifique.

Os três Es - conjunções - têm sentido de adição, soma de ideias; 

b) No trecho “É comum, agora, em qualquer derrota ou mau resultado a agressão a dirigentes, jogadores e comissão técnica de forma direta”., que conjunção existe no período e que relação de sentido ela expressa?

OU:  conjunção alternativa - sentido de alternância entre ações;

E: conjunção aditiva - sentido soma de enumeração de agentes.


1ªsérie - ensino Médio - português - gênero notícia - exercícios com gabarito

MICROMOBILIDADE CRESCE DURANTE A PANDEMIA

Assessoria de Imprensa, 04/04/2021.

Relatório Global do Moovit mostra que o uso de bicicletas e patinetes compartilhadas se tornou mais comum no Brasil ao longo de 2020.

Mesmo com todas as dificuldades da pandemia, mais gente usou bicicletas e patinetes compartilhadas no ano passado. É o que aponta o Relatório Global Moovit sobre Transporte Público 2020. Nas dez cidades brasileiras pesquisadas no levantamento, o uso diário de micromobilidade cresceu em todas, passando de 8% em 2019 para 15% em 2020 na média geral para o Brasil.

O índice para quem usa até três vezes por semana também cresceu em todas as cidades, passando de 7% para 11% na média geral. O Moovit é uma empresa Intel, líder de soluções de Mobilidade como um Serviço (MaaS) e criadora do app de mobilidade mais usado no mundo. Seu relatório global combina uma análise de big data de milhões de viagens com uma pesquisa qualitativa para traçar um panorama global sobre mobilidade.

Brasília é a cidade brasileira onde mais se usa micromobilidade diariamente: 21% dos respondentes usam bicicletas compartilhadas todos os dias. A capital federal lidera o ranking pelo segundo ano consecutivo.  Campinas, com 17%, vem logo depois, seguida por Rio de Janeiro, com 14%. Na comparação com 2019, o uso diário dobrou em Belo Horizonte – de 8% para 16% – e em Salvador – de 6% para 12%. 

Motivos para usar a micromobilidade

Entre os motivos para usar a micromobilidade, 35% responderam que fazem por ser em conta. Já 29% usam para ir aonde não conseguem chegar via transporte público. E 21% escolhem bicicletas e patinetes por serem sustentáveis. Já as razões para não usar a micromobilidade incluem falta de segurança  (28%), poucas ciclovias ou vias exclusivas (27%) e má conservação das ruas (25%). Importante frisar que os respondentes podiam escolher mais de uma opção entre as respostas.

Em 2020, 30% das viagens com micromobilidade foram combinadas com transporte público. Um número que caiu em relação ao ano anterior, quando 37% combinaram micromobilidade com ônibus, metrôs e trens. “Vemos isso como um reflexo da pandemia, já que houve uma rejeição ao transporte público. O que o relatório mostra é que a multimodalidade é cada vez mais importante para as pessoas circularem pelas cidades, e isto deve ser considerado pelo poder público e pelos operadores, nos planejamentos da mobilidade urbana do futuro, no pós-pandemia. O uso de dados de big data vai revolucionar as matrizes origem destino, trazendo novos insights”, comenta Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil.

O estudo também mostra que muitas pessoas ainda não usam micromobilidade: 51% responderam que não utilizam, mesmo tendo acesso. “Eu vejo isso como um grande público em potencial. Em 2019, eram 60% que não usavam. O índice vem caindo à medida que mais gente vai conhecendo a micromobilidade”, pontua Palhares.

Relatório Global

O Relatório Global Moovit sobre Transporte Público é formado por tabelas dinâmicas, onde é possível analisar os resultados de regiões metropolitanas em diferentes países sob critérios como tempo de viagem, distâncias percorridas, número de baldeações e outros. A nova edição permite ainda a comparação dos dados atuais com os de 2019.

MICROMOBILIDADE cresce durante a pandemia. Portal do trânsito. Disponível em: portaldotransito.com.br. Acesso em: 15 maio 2021. 

Questão 1. Essa notícia foi publicada em um site da internet, em 4 de abril de 2021. Por que a indicação da data de publicação é importante em uma notícia, seja ela impressa ou digital?

A publicação da data e hora é importante, pois o texto pode ser alterado ou excluído no jornalismo digital. Quanto ao impresso, é necessário a data para que o leitor situe o tempo em que a notícia foi publicado e o tempo em que os fatos retratam.

Questão 2. O título da notícia lida fornece alguma indicação concreta sobre o fato noticiado? Justifique.

Além de atrair o leitor para ler a notícia, o título deve conter um resumo indicativo da notícia. No título acima, mostra isso.

Questão 3. A notícia lida apresenta um subtítulo, texto curto que aparece logo abaixo do título para completar seu sentido ou ampliar a informação. Identifique no subtítulo alguns de seus componentes:

a) Quem fez? Moovit 

b) O que fez? RELATÓRIO

c) Para quê? Para tratar da mobilidade urbana por meio de bicicleta e patinente.

Questão 4. O que parece ter impressionado mais o gerente geral do Moovit no Brasil, Pedro Palhares?

Os dados sobre mobilidade - big data - que mostram que cada vez mais para as pessoas circularem pelas cidades usando-se da multimobilidade e como esses dados vão revolucionar as matrizes origem destino, trazendo novos insights.

Questão 5. Explique o uso das aspas, sinais de pontuação usados para realçar certa parte de um texto, no trecho seguinte retirado da notícia:

“Eu vejo isso como um grande público em potencial. Em 2019, eram 60% que não usavam. O índice vem caindo à medida que mais gente vai conhecendo a micromobilidade”, pontua Palhares.

As aspas mostram que o trecho em destaque é a voz de um especialista, não do redator. Elas também foram usadas para inserir a fala de Palhares.

Questão 6. Qual é o tempo verbal predominante na notícia lida? Explique por que essa forma verbal é utilizada.

Predomina na notícia a tempo verbal presente do modo indicativo, pois o narrador busca atualizar a notícia por meio do tempo verbal.

Proposta de atividades do livro Dom Casmurro - redação

  PROPOSTA DE REDAÇÃO: gênero resumo

TEXTO I.

ABNT NBR 6028:2003 — Resumo, resenha e recensão

[...]
2. Termos e definições
Para os efeitos deste documento, aplicam-se os seguintes termos e definições.
[...]
2.3. Resenha
Análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento
2.4. Resumo
Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento
2.5. Resumo indicativo
Trabalho que indica os pontos principais do documento sem apresentar detalhamentos, como dados qualitativos e quantitativos, e que, de modo geral, não dispensa a consulta ao original
2.6. Resumos informativo
Trabalho que informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
[...]

Em: universidadeniltonlins.com.br. Acesso em 2 ago. 2025

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura do livro literário da etapa escolar, redija um texto do gênero textual resumo informativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre UMA das seguintes PROPOSTAS.

Proposta 1

Resuma a narrativa contida nos capítulos 33 [ O penteado, 34 [ Sou homem], 35 [ O protonotário apostólico].

Proposta 2

Resuma a narrativa contida nos capítulos 48 [ O juramento do poço], capítulos 60 a 65 [ que tratam das ações na casa de Bentinho e no seminário em que cursava teologia].

Proposta 3

Resuma a narrativa contida nos capítulos 105 [ os braços], 106, [dez libras esterlinas] 107 [ ciúmes do mar], 122 [ o enterro], 135 [ Otelo] e 136 [ a xícara de café].

Proposta 4

Resuma a narrativa contida nos capítulos 105 [ os braços], 106, [dez libras esterlinas] 107 [ ciúmes do mar], 122 [ o enterro], 135 [ Otelo], 136 [ a xícara de café] e 139 [ a fotografia].

Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa. Seu texto deve conter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. 

Alice pais das maravilhas -resumo

Este livro é uma recriação em português do manuscrito feito por Charles Lutwidge Dodgson para a garota Alice Liddell. O reverendo anglicano Dodgson tinha na época trinta anos e era professor do Christ College, em Oxford. No verão de 1862, ele fez uma serie de excursões de barco pelo rio Tamisa, em companhia de seu colega, o reverendo Duckworth, e de três meninas, de 13, 10 e 8 anos, filhas do reitor. Durante um desses passeios, ele criou a historia narrada neste livro, para divertir as três irmãs, Lorina, Alice e Edith Liddell. A história agradou particularmente a Alice, a irmã do meio, por ser ela homônima da personagem, uma menina tão viva e curiosa como ela mesma. Nas aventuras do subterrâneo temos toda a espontaneidade do contador de historias que cria de improviso.

Depois de muito pedir a Dodgson , ele finalmente atendeu ao pedido de Alice e passou a historia contada para o papel. Com ilustrações desenhadas por ele mesmo e uma dedicatória de arabesco de flores: “Um presente de Natal para uma criança querida em memória de um dia de verão” Foram sete meses para a elaboração do livrinho e mais sete meses no preparo das ilustrações antes de entrega-lo a Alice.

Vinte e dois anos depois de presentear Alice com o manuscrito, Carroll pediu-o emprestado à agora casada senhora Alice Hargreaves, para que fosse feita uma edição fac-similar. O Manuscrito foi a base para o texto de Aventuras de Alice no País das Maravilhas, muito elogiado por amigos de Dodgson, que começou a cogitar publica-lo ai. Para a versão definitiva, publicada em 1865, adotou o pseudônimo Lewis Carroll, com o qual se tornou conhecido e admirado muito rapidamente, pois o livro teve sucesso imediato.

Ela o guardou por muitos anos, até os 75 anos, quando o vendeu em um leilão, pois, tendo ficado viúva, necessitava obter recursos financeiros para se manter.

Comparando os textos do manuscrito e de Alice no País das Maravilhas, Carroll acrescentou muito material, passando de dez para doze capítulos e de 12.715 para 26.211 palavras. O chá da Lebre de Março e do Chapeleiro Louco, a cena na casa da duquesa e o diálogo com o Gato Cheshire, o poema em forma de cauda de rato já existia no manuscrito, mas com versos diferentes. A maior parte do texto original foi mantida, palavra por palavra. Até que ponto esse texto corresponde fielmente ás historias contadas no barco, nunca saberemos.

Comparando os textos do manuscrito e de Alice no País das Maravilhas, Carroll acrescentou muito material, passando de dez para doze capítulos e de 12.715 para 26.211 palavras. O chá da Lebre de Março e do Chapeleiro Louco, a cena na casa da duquesa e o diálogo com o Gato Cheshire, o poema em forma de cauda de rato já existia no manuscrito, mas com versos diferentes. A maior parte do texto original foi mantida, palavra por palavra. Até que ponto esse texto corresponde fielmente ás historias contadas no barco, nunca saberemos.

Por Geraldo Genetto Pereira
Professor, escritor, blogueiro, youtuber.
Formação: Licenciatura e Mestre em Letras pela UFMG.

Prova de português - 7º ano do Ensino Fundamental

Questão 1. Leia.


O primeiro parágrafo da notícia apresenta as seguintes informações a seguir, com exceção de. 
A) A forma de agir do herói.
B) A localidade onde ocorreu o fato.
C) O estado emocional da população da cidade onde ocorreu o fato.
D) A opinião de uma testemunha do fato.

Questão 2. Pelo que se percebe, na notícia, o ato de heroísmo: 
A) Ocorreu muito tempo após o ladrão ter roubado as galinhas.
B) Ocorreu assim que houve o assalto ao aviário.
C) Só aconteceu depois que saiu a notícia no jornal.
D) Aconteceu porque o jornal noticiou o fato.

Questão 3. Assinale a alternativa em que o termo grifado é adjunto adnominal:

A) Sua falta aos encontros sufocava o nosso amor.
B) Ela é uma fera maluca.
C) Ela é maluca por lambada nacional.
D) Não tenho medo da louca.

Questão 4. Relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I. Predicado Verbal
II. Predicado Nominal
III. Predicado Verbo-nominal

( ) Eu não sou uma pessoa rancorosa.
( ) As irmãs saíram da missa assustadas.
( ) Da janela da igreja, os padres assistiam à cena.

A) II – I – III 
B) III – I – II 
C) I – III – II 
D) II – III – I

Questão 5. Leia. 

A função desse complemento no primeiro quadrinho é:

A) Ampliar o sentido de um substantivo.
B) Marcar uma relação de semelhança.
C) Apontar o sentido do verbo empregado.
D) Mostrar o significado de um adjetivo.

Questão 6. Leia.

Na questão 5, uma criança diz “não tenho muito tempo de vida”. No meme acima, uma frase idêntica. A respeito de ambas, marque a afirmação correta.

A) Em ambas, o sentido é o mesmo.
B) No meme, o sentido da frase diz respeito ao tempo passado. Na tira, trata-se de um tempo futuro.
C) Na tirinha, o sentido da frase diz respeito ao intervalo de tempo pretérito e tempo presente; no meme, diz respeito ao tempo presente e o tempo futuro.
D) Não há nenhuma relação entre as frases citadas.

 Questão 7. Observe bem o frame abaixo


“Vida de insetos”, 1998

Qual foi o momento do dia retratado no frame?
A) ao amanhecer 
B) próximo ao meio-dia 
C) meio-dia 
D) à noite.

Questão 8. Leia.

O verbo “ajuda” é classificado como:

A) Verbo ação.
B) Verbo de ligação.
C) verbo nominal.
D) verbo de estado

Questão 9. Leia atentamente o excerto de um roteiro.


Marque a informação FALSA sobre a leitura do roteiro

A) ANTONIA (off) significa que a personagem fala na cena, mas está fora da tela, fora do enquadramento.
B) “CENA 1 – EXT. TELHADO DO PRÉDIO – DIA. A interpreta-se que será a primeira cena do filme, a qual ocorre na parte externa de um prédio, em um telhado. O horário da realização da filmagem deve ser durante o dia.
C) : “CENA 2 – IN. BOATE – NOITE”. A leitura é que essa será a segunda cena do filme, na qual a atriz precisa estar na parte interna de uma boate. A gravação será realizada durante a noite, ou seja, um ambiente “escuro”.
D) A frase “corta para” deve ser entendida que se deve continuar a reprodução da cena 1 e não fazer a inserção da cena 2.

Questão 10.         

O predicado verbo-nominal é aquele que conta, em seu núcleo, com um verbo significativo e, ao mesmo tempo, com um predicador nominal. Desse modo, responda: qual alternativa abaixo a oração NÃO apresenta um predicado verbo-nominal?

A)   A chuva caía fina.

B)   A população votou consciente.

C)   A avaliação de português estava difícil.

D)   O time jogou bastante cansado. 

Proposta de atividades - Dom Casmurro - redação

 PROPOSTA DE REDAÇÃO: gênero resumo

TEXTO I.

ABNT NBR 6028:2003 — Resumo, resenha e recensão

[...]
2. Termos e definições
Para os efeitos deste documento, aplicam-se os seguintes termos e definições.
[...]
2.3. Resenha
Análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento
2.4. Resumo
Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento
2.5. Resumo indicativo
Trabalho que indica os pontos principais do documento sem apresentar detalhamentos, como dados qualitativos e quantitativos, e que, de modo geral, não dispensa a consulta ao original
2.6. Resumos informativo
Trabalho que informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
[...]

Em: universidadeniltonlins.com.br. Acesso em 2 ago. 2025

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura do livro literário da etapa escolar, redija um texto do gênero textual resumo informativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre UMA das seguintes PROPOSTAS.

Proposta 1

Resuma a narrativa contida nos capítulos 141 [ A SOLUÇÃO], 145 [ O REGRESSO], 146 [ NÃO HOUVE LEPRA].

Proposta 2

Resuma a narrativa contida nos capítulos 98 [ A MÃO DE SANCHA], capítulos 109 [ A D. SANCHA].

Proposta 3

Resuma a narrativa contida nos capítulos 85 [ O DEFUNTO], 87, [A SEGE] 88 [ UM PRETEXTO HONESTO], 90 [ A POLÊMICA].

Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa. Seu texto deve conter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. 

Novidade!

7ºano - período Composto por Coordenação

  Coordenadas A oração coordenada, dentro do período, vem relacionada ou ligada a outra de igual função, de hierarquia igual. Elas podem est...